Onde Campeões são Formados

Quem somos


Idealizado por Cassia, Marcelo Eré e Milena, o Projeto Social Juvenil Kite Cumbuco iniciou suas atividades em 2011 como um campeonato de Kitesurf para o incentivo e desenvolvimento do esporte na regiao de Cumbuco, em Caucaia-CE. Com o passar do tempo e a observação de seus fundadores, o que era um campeonato se tornou um Projeto Social na Vila de Pescadores de Cumbuco e adjacências. 

 

O Projeto conta com o suporte de moradores locais, tanto no financiamento quanto com a disponibilidade de tempo de trabalho em organização e instrução de kitesurf levando para as crianças oportunidade de lazer e conhecimento do esporte que é muito praticado na região. Cada participante deve comprovar o bom desempenho escolar tanto em notas quanto em comportamento, para que entre e permaneça no Projeto. Desta forma, o Projeto já formou dezenas de crianças e lançou alguns atletas, dentre eles Erick Anderson e Set Teixeira, ambos com participação no World Kiteboarding League (WKL), tendo conquistado posições importantes. Enquanto somente uma competição local, outros grandes nomes importantes do esporte participaram do evento, por exemplo a Dionéia Vieira e o Carlos Mário (Bebê), ambos com reconhecimento internacional e diversos títulos conquistados. Atletas como Dja, Kalu, Marcelinho e Davi também fizeram parte da história do projeto, continuam competindo e hoje também são instrutores de kitesurf na região de Cumbuco. 

 

O Projeto atende crianças e jovens adultos entre 5 e 25 anos de idade e o campeonato, que ocorre todos os anos e carrega seu nome, conta com quatro categorias masculinas: Fraldinha, Iniciante, Júnior Open. Com o intuito de incentivar a participação feminina no esporte, o Projeto fez campanha para inscrição das meninas nas aulas e dedicou uma categoria exclusivamente a este público. Para o campeonato, a organização se preocupa com a arrecadação de doações, de forma a garantir a infraestrutura e a segurança necessárias para os jovens competidores. O momento é sempre de muita alegria e união de visitantes e comunidade local. 

 

Além do cuidado com as crianças e jovens adultos, o Projeto também trabalha a consciência ambiental e do bem comum de seus participantes. Sempre buscando a manutenção de seu maior bem, a praia de Cumbuco, o Projeto organiza mutirões de limpeza da orla, e trabalha a conscientização dos turistas, contando um pouco da história de Cumbuco e incentivando a manutenção da limpeza local. O campeonato organizado pelo Projeto cobra como inscrição uma resma de papel. O objetivo é a doação para a escola de Cumbuco, garantindo que as crianças tenham papel para desempenhar suas atividades.

 

Outras ações em prol da comunidade foram realizadas ao longo dos anos de existência do projeto. Destaca-se o ano de 2020 com a pandemia do COVID-19, seus idealizadores e administradores trabalharam duro para obter doações de dinheiro, cestas básicas, álcool em gel e máscaras para as famílias de Cumbuco e redondeza. Muitas famílias foram amparadas com os insumos colhidos pelo Projeto. 

 

Nesta breve descrição, buscou-se mostrar um pouco do Projeto e das grandes conquistas já alcançadas. Cumbuco agradece e o esporte também a todas as pessoas que colaboram com esta iniciativa.

 

O Projeto está inscrito como ONG e recebe doações. Havendo interesse em colaborar com o desenvolvimento das crianças e jovens adultos de Cumbuco, bem como incentivar a participação em campeonatos e apoiar o desenvolvimento do esporte, os dados bancários do Projeto são:

 

ASSOCIAÇÃO ONG JUVENIL KITE CUMBUCO

BANCO DO BRASIL (001)

CNPJ: ‪37.333.872/‪0001-81

Agencia: 1041-3

Conta Corrente: ‪85745-9

 

Nossos contatos:

 

www.juvenilkitecumbuco.com

Instagram @juvenilkitecumbuco

Facebook Juvenil Kite Cumbuco

Whatsapp ‪+5585986857145